top of page

Adaptações Residênciais Inteligentes para a Melhor Idade


Casa inteligente para terceira idade
Casa inteligente para terceira idade

À medida que envelhecemos, nossas necessidades diárias e capacidades podem mudar, tornando necessário adaptar nossos lares para garantir que continuem sendo lugares seguros, confortáveis e propícios para ter liberdade.


Com o avanço da tecnologia, várias adaptações inteligentes podem ser implementadas para atender às necessidades específicas da melhor idade.


Identificando as Necessidades


O primeiro passo é identificar as necessidades específicas que podem surgir com a idade. Problemas comuns incluem dificuldades de mobilidade, redução da visão, problemas auditivos e maior risco de acidentes domésticos. 


De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia*, um terço da população acima dos 65 anos sofre pelo menos uma queda por ano, e essa proporção aumenta com o envelhecimento.

Tecnologias de Assistência


Uma série de tecnologias de assistência pode ser integrada para criar um ambiente de vida mais seguro para os idosos. Isso inclui:


Iluminação Automatizada: Sensores de movimento podem acionar a iluminação em áreas chave, reduzindo o risco de quedas durante a noite.


Assistentes Virtuais: Dispositivos como Amazon Echo ou Google Home podem permitir que os idosos controlem vários aspectos de suas casas por comando de voz, além de oferecerem companhia e lembretes para medicações.


Monitores de Saúde: Dispositivos e outros sistemas de monitoramento de saúde podem acompanhar indicadores vitais e enviar alertas para familiares ou profissionais de saúde se os parâmetros estiverem fora do normal.


Adaptações Estruturais


Além da tecnologia, adaptações estruturais podem ser necessárias, como a instalação de barras de apoio, rampas para cadeiras de rodas e pisos antiderrapantes. A ergonomia do mobiliário também é vital, com a altura correta de camas e cadeiras para facilitar o levantar e sentar.


Mão de idosa segurando a barra de segurança
Barra de segurança residêncial

Consultoria Profissional


Para uma adaptação eficaz, a consultoria profissional é indispensável. Arquitetos e Designers de interiores especializados em adaptações para idosos podem oferecer soluções personalizadas que unem praticidade e estética. 


Eles garantem que as adaptações sejam realizadas de acordo com as normas de segurança e atendam às necessidades individuais.


Investimento na Qualidade de Vida


Embora haja um custo inicial com essas adaptações, o investimento melhora significativamente a qualidade de vida e pode reduzir gastos futuros com cuidados de saúde. Segundo dados da AARP, mais de 90% dos idosos preferem permanecer em suas casas tanto quanto possível, o que torna as adaptações uma escolha inteligente.




Reconhecer a necessidade de adaptações inteligentes é o primeiro passo para garantir que os idosos possam viver com dignidade e independência. As tecnologias e adaptações estruturais disponíveis hoje podem transformar significativamente a vida na melhor idade, proporcionando tranquilidade não apenas para os idosos, mas também para suas famílias.


A necessidade de adaptar as casas para a melhor idade é clara, e com a orientação correta, podemos garantir que nossos entes queridos tenham o ambiente seguro e confortável que merecem. É hora de abraçar as soluções inteligentes disponíveis para criar um lar acolhedor para a melhor idade.



Conheça o Projeto Renove +



O projeto Renove+ busca transformar lares em ambientes mais aconchegantes e adaptáveis para pessoas acima de 50 anos, visando seu bem-estar e qualidade de vida.


  • O projeto oferece reformas e consultoria para tornar os lares mais confortáveis e acessíveis para idosos.

  • A preocupação com o bem-estar emocional e mental dos idosos é evidenciada, visando combater a ansiedade e a depressão.

  • O mercado de pessoas acima de 50 anos está em crescimento, e o projeto busca atender suas novas necessidades pós-aposentadoria.

  • A proposta visa transformar a fase pós-aposentadoria em um recomeço com alegria e novos objetivos.

  • A ênfase está em harmonizar os lares e torná-los mais prazerosos, acompanhando as mudanças de prioridades e necessidades das pessoas com o passar do tempo.


Conheça Ana Valéria Valle | Idealizadora do Projeto Renove+


Sou Engenheira Civil e Designer de Interiores com experiência no mercado há mais de 29 anos.


Fui inspirada pelo meu pai lá nas Minas Gerais a criar ambientes para as pessoas viverem melhor com o conhecimento da Engenharia.


Passei por várias áreas... pela engenharia de tráfego, estradas, construção civil (shopping, supermercado, conjunto habitacional, comercial e bastante residencial).


Quando me dei conta, faltava algo: e me apaixonei pelo Design de Interiores. 


Sempre há algo que possa ser levado ao cliente em forma de excelência.



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page