Cores, cores e mais cores! As tendências para 2016

cores02

 

As cores tem um poder incrível em nossas vidas. A cor que usamos em nossas roupas pode dizer muito da nossa personalidade e o mesmo se dá nas tonalidades das paredes de nossa casa ou do local de trabalho. O nosso cérebro interpreta as informações fazendo associações e criando redes de conexões complexas. Uma cor pode estar relacionado a um sentimento, a um acontecimento, despertar diversos tipos de emoções e é claro, todos estes fatores tem uma grande influência em como as percebemos.

Cada um de nós nos deparamos  com ambientes que  trazem leveza, harmonia, paz e outros justamente o inverso. Quando vemos uma pessoa que utiliza sempre o preto não só nas roupas, como também na maquiagem, podemos sentir uma atmosfera triste, pesada e às vezes até depressiva. Claro, não tenho nada contra as pessoas que se vestem assim, mas como disse, as cores que usamos diz muito sobre o que somos.

Preste atenção nas logomarcas, as cores utilizadas são para que nos cause algum tipo de emoção, por exemplo:

Amarelo – otimismo, clareza e calor;

Laranja – amigável, alegria e confiança;

Vermelho – excitação, juventude e coragem;

Magenta – criatividade, imaginativo e sabedoria;

Azul – confiança, segurança, força;

Verde – pacífico, crescimento e saúde;

Cinza – equilíbrio, neutro e calmo;

Branco – pureza, frescor e luminosidade;

Preto – mistério, nobreza e distinção.

Cada cor que percebemos estimula uma determinada parte do cérebro e assim, sentimos as diversas emoções relacionadas a cada uma delas.

Fiz esta introdução direcionada a você que nunca teve curiosidade ou que não se deu conta sobre o efeito que as cores causam em nossas vidas e agora posso falar sobre as tendências para 2016.

Como chegamos ao resultado ano após ano

O Centro de Estética Global Akzonobel reune diversos especialistas e observadores ligados a muitas áreas do design, sejam elas, desenho industrial, têxtil, arquitetura, design, pesquisa e artes gráficas. Esta reunião de pessoas que são formadores de opinião, discutem sobre como enxergam as tendências para os anos seguintes levando em consideração diversos aspectos, dentre eles o sociais e design. O resultado final não poderia deixar de ser o fantástico trabalho, ColourFutures, editado anualmente e que serve de guia para todo o mundo.

A paleta de cores para 2016

Para este ano, de acordo com a edição do ColourFutures, as cores serão mais mais amenas, meios-tons suaves, que nos remete a um clima de sutileza.

“… As cores deixaram de ser primárias avançando em direção a uma matriz mais sóbria. Pense coral, não laranja; ocre no lugar de amarelo e azul-noite ao invés de um simples azul. É uma paleta muito agradável, mas com uma faceta escura e misteriosa.”  ColourFutures 2016 – Centro de Estética Global Akzonobel.

Perceba que para este ano, predomina a dualidade, a tradição e a modernidade, o claro e o escuro, o cheio e o vazio, palavras e imagens. Ter uma visão dualista nos faz entender a importância do passado, para vivermos o presente e criarmos o futuro. Ser dualista, tal qual esta inspiradora paleta de cores, induze-nos a ser mais flexíveis, mais uma vez a influência das cores nas nossas vidas!

 Paleta_ColourFutures_2016

A cor do ano 2016

Para este ano o Ocre-Dourado foi o grande escolhido. Costumo dizer às minhas amigas que “2016 será o melhor ano de nossas vidas – o ano de Ouro”. Além desta cor inspirar esperança, prosperidade e confiança, ela se conecta a outras cores de forma invejável. Quando pensamos no ouro, o nosso cérebro já associa à prosperidade, seja ela material ou espiritual. Na realidade, entendo que materialmente podemos ser ricos, mas quando juntamos o material e o espiritual nos tronamos Prósperos e independe da quantidade dinheiro que temos no banco.

ambiente_ouro01

Foto: www.casa.abril.com.br

ambiente_ouro02

Foto: www.casa.abril.com.br

ambiente_ouro03

Foto: www.casa.abril.com.br

ambiente_ouro04

Foto: www.casa.abril.com.br

O encontro

Hoje à noite participarei de um encontro que promete ser muito produtivo, Trend Meeting AC Coelho, onde diversos profissionais da área de design, arquitetura poderão trocar ideias sobre as tendências de cores para 2016. A convidada de hoje será a Ana Kruetzer, pesquisadora de tendências e consultora de cores, formada em engenharia têxtil e pós-graduada em negócios de moda com especialização em marketing e antropologia do consumo.

Com certeza o resultado deste encontro gerará um novo Post com todos os detalhes.

Conclusão

Cores, cores e mais cores! Cores que interferem no nosso humor, nas nossas emoções e tantas vezes quando entramos em um ambiente e nos sentimos tocados, influenciados, esquecemo-nos ou não identificamos o porquê daquela emoção, seja ela boa ou ruim. Às vezes jogamos a culpa nas pessoas que ali estão e que nada tem a ver.

Da próxima vez que entrar em um ambiente, observe, perceba como as cores ali presentes lhe tocam. Pense também quando for pintar ou decorar o seu Lar ou Empresa.  

Que chato seria se o mundo fosse apenas em tons de cinza!!

Espero que tenha gostado e se inspirado em aprender mais sobre as cores na nossa vida.

O espaço é democrático, então se desejar, deixe um comentário. Ah! Outra coisa importante! Eu leio e respondo a todos eles.

Não se esqueça de compartilhar!

Beijos.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

happywheels